História

O Serviço de Ouvidoria da Unicamp foi criado pela Deliberação CAD-A-3, de 13-6-2003, e segue as determinações do Decreto nº 60.399 de 29 de Abril de 2014 de São Paulo, que regulamenta a composição e estabelece competência das Ouvidorias de Serviços Públicos, instituídas pela
Lei nº 10.294, de 20 de abril de 1999, que por sua vez dispõe sobre a proteção e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo.

Missão

Atuar na prestação de informações aos cidadãos na mediação de conflitos e manifestações envolvendo a Administração da Universidade, docentes, servidores, alunos e a comunidade externa, para promoção da transparência das ações institucionais, objetivando diminuir e evitar os conflitos nas relações, visando cooperar para a gestão e melhoria dos processos.

A Ouvidoria, mediante fundamentação, poderá determinar o arquivamento da manifestação que lhe tenha sido encaminhada e que, a seu juízo seja improcedente nos seguintes casos:

I. Apresentar termos inadequados (palavras de baixo calão, ofensas, xingamentos etc.);

II. Apresentar duplicidade relativa à manifestação anteriormente apresentada à Ouvidoria pelo mesmo manifestante.