Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Encontro “Ouvidoria Geral Unicamp – 20 Anos de Portas Abertas: um sucesso de acolhimento e público!

A Ouvidoria Geral da Unicamp celebrou na data de ontem,11/03/24,  20 Anos de Portas Abertas com encontro realizado no Centro de Convenções da Unicamp reunindo várias autoridades que em suas apresentações ressaltaram a relevância do trabalho exercido pelas Ouvidorias que atuam em cada manifestação sempre com autonomia e imparcialidade na apuração, buscando a melhor resolutividade.

O evento teve início, às 9h, com a execução do Hino Nacional pelo Quinteto OSLU, sob a regência da Maestrina Profa. Cinthia Alireti. Em seguida, a Mesa de Abertura contou com as presenças Em seguida, a Mesa de Abertura contou com as presenças da Sra. Cecilia Marcia Pereira Lopes (Ouvidora Geral da Unicamp e anfitriã do evento), da Profa. Dra. Maria Luiza Moretti (Coordenadora Geral da Universidade Estadual de Campinas e reitora em exercício), do Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho (Pró-Reitor de Extensão e Cultura), do Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner (Chefe de Gabinete), do Prof. Dr. Fernando Sarti (Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário), do Prof. Dr. José Tadeu Jorge (Secretário Municipal de Educação em Campinas, reitor da Unicamp por dois mandatos nos períodos de 2005-2009 e de 2013 a 2015), da Sra. Adriana Eugênio Alvim Barreiro (Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman).

O Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, que estava em um compromisso, deixou uma mensagem de boas-vindas gravada em vídeo que foi transmitida aos presentes.

No período da manhã, tivemos a palestra “Ouvidoria da Unicamp: criação e conceitos” ministrada pelo Prof. Dr. José Tadeu Jorge.

Em seguida, o Sr. Valmir Gomes Dias, proferiu a palestra “Atividades de Ouvidoria: Acolhimento Resolutividade agregando valor Público”.

À tarde, foi o momento de as ouvidorias falarem. A Mesa Redonda com Ouvidoras  contou com apresentações da Ouvidoria Geral da Unicamp, representado pela Sra. Cecilia Marta Pereira Lopes, Ouvidora Geral da Unicamp e anfitriã do evento, da Ouvidoria do Hospital das Clínicas da Unicamp, representado pela Sra. Noemia Rodrigues de Oliveira, da Ouvidoria do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), representado pela Sra. Marta Pinto Cardoso da Silva, do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (HEMOCENTRO), representado pelo Dr. Marcelo Addas Carvalho, da Ouvidoria do Hospital Estadual de Sumaré, representado pela Sra. Eli de Fátima Alonso Costa. A palavra também foi dada para a Sra. Maria Augusta Pretti Ramalho, Coordenadora da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da UNICAMP.

O ciclo de palestras se encerrou com o Prof. Dr. Álvaro de Oliveira D’Antona, Controlador Geral da Unicamp apresentando o trabalho da Controladoria Geral da Unicamp.

O encerramento, contou com o agradecimento da Sra. Cecilia Marcia Pereira Lopes, Ouvidora Geral da Unicamp que se sentiu honrada com a presença de todos e com o sucesso do evento recitando trecho do poema de Guimarães Rosa:

“O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem
”.

Os presentes foram presenteados com um lindo buquê de flores . O evento foi um sucesso também na forma online onde tivemos expressivo acompanhamento da transmissão ao vivo, pelo canal da Imprensa Oficial da Unicamp no Youtube.

A Ouvidoria Geral da Unicamp está sempre de Portas Abertas para VOCÊS!

Ouvidoria Geral Unicamp - 20 Anos de Portas Abertas
Mesa de Abertura – Encontro “Ouvidoria Geral Unicamp – 20 Anos de Portas Abertas

Você pode acessar ao ciclo de palestras apresentadas em no encontro acessando AQUI: