Nesse dia 19 de Abril, celebramos o Dia dos Povos Indígenas.

A Unicamp criou o Vestibular Indígena em 2017, por meio da aprovação histórica no Conselho Universitário da Deliberação CONSU-A-032/2017, de 21/11/2017. No ano de 2019, através da Resolução GR-018/2021, foi instituída a Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), vinculada à Diretoria Executiva de Diretos Humanos (DeDH).

Atualmente, a Universidade, conta com mais de 400 estudantes indígenas, de mais de 50 povos diferentes, distribuídos por todos os cursos, Muitos desses já foram graduados e, sem dúvidas, daqui alguns anos teremos muitos doutores, mestres e professores indígenas.

Celebramos a riqueza cultural de 305 povos indígenas que vivem no nosso Brasil com suas tradições e histórias de resistência.

Somos todos convidados para refletir sobre os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas, como a preservação de suas terras, línguas e modos de vida tradicionais, e para promover o respeito e a valorização de suas identidades.

Povos Originários